Feira de Ciências aconteceu nesta sexta-feira (7)

A Feira de Ciências que ocorreu nesta sexta-feira (7) no IFBA campus de Vitória da Conquista contou com a participação de estudantes dos cursos das engenharias apresentando os mais variados trabalhos e projetos ligados à tecnologia e ciência.

Màurìlio Màrbiö, estudante do curso de Engenharia Ambiental, apresentou o seu projeto de Fibra Óptica e disse que pensa em criar no instituto, um núcleo de inteligência junto com outras pessoas de outras áreas, estudantes, professores e assim ajudar no desenvolvimento da tecnologia na cidade. Ele ainda conta que existem outros países mais desenvolvidos na tecnologia pelo incentivo e fomento a essa área na educação, além do contato prático desde os primeiros anos nas universidades e que aqui no Brasil o mesmo precisa acontecer nas academias.

Maria Luiza, Jaira Michele, Vinícius Rocha, Gabriel Queiroz, Sabrina Oliveira e Micaelle Almeida, estudantes também do curso de Engenharia Ambiental, apresentaram um projeto que explica como as vitaminas B1, B6, B12 e ômega 3, encontrado em vários alimentos, garantem o funcionamento dos neurotransmissores noradrenalina, serotonina, dopamina e ocitocina e influenciam diretamente no sistema nervoso, humor etc. Além disso, eles apresentaram uma peça mostrando como a pressão externa do dia-a-dia influencia também nas emoções.

Para a professora e idealizadora da feira, Ada Ruth Bertoti, o espaço é uma oportunidade para mostrar conhecimento e atingir o público em gera. “O propósito é que seja uma feira itinerante e que viajemos pra outras cidades mostrando principalmente para a comunidade externa”. Finaliza a professora.