Fique por dentro do que rolou no #IntegraIfba 2017

Entre os dias 02 a 05 de maio de 2017, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Vitória da Conquista, realizou o primeiro #IntegraIfba, semana de integração dos cursos técnicos integrados. O evento teve a intenção de promover a integração dos estudantes dos cursos de Informática, Meio Ambiente, Eletrônica e Eletromecânica por meio de momentos informativos, tempos lúdicos e debates participativos a respeito de temáticas importantes na formação político-educativa da comunidade acadêmica, a saber, da sustentabilidade, humanização e das relações sociais.

Nos dois primeiros dias, os estudantes calouros foram recepcionados pelo Direcão Geral, Direcão de Ensino, coordenações de curso, pela intérprete de Libras, Daniela Silveira, pela psicóloga Marcela Dantas e pela bibliotecária Rita de Cássia. Ao final, os calouros conheceram o espaço institucional por meio de uma animada gincana com o Grêmio Estudantil Chapolim.

No terceiro dia houve a presença do grupo Abraço grátis, que de forma dinâmica fez os calouros interagirem e perceberem a importância do abraço e de relações mais humanizadas. Em seguida, a programação do dia contou com a apresentação do Projeto de Extensão Curta 5 pelo professor Benival Júnior. Logo depois os estudantes receberam orientações da Assistente Social Cíntia Karem sobre o Paae (Programa de Assistência e Apoio ao Estudante). Para fechar a tarde do dia, houve uma roda de conversa para apresentação do Projeto Gente do Bem (Cotep), com a participação das professoras Orleane Brito, Rosineide Figueredo, Nádia Gobira, Gleide Azevedo, da psicóloga Rafaela Correia e dos estudantes Laís Lizziane e Larissa Parra (Engenharia Ambiental); Bruna Lopes, Camila Santos, Lorena Paixão e André Marlon (Integrado de Meio Ambiente).  Ao final, os alunos contaram com a discotecagem de Rafael Flores.

No último dia, os calouros participaram de uma conversa com a Cotep (Anely Oliveira, Adriana Martins e Iara de Oliveira) sobre orientações acadêmicas e institucionais. Em seguida, participaram de várias dinâmicas de integração e assistiram a peça teatral “Humores” que aborda a relação das emoções e do impacto das pressões da sociedade moderna sobre o homem, fruto das discussões das aulas da professora Ada Ruth Bertoti, com a performance dos estudantes de Engenharia Ambiental Jennifer Nogueira, Vinícius Santos, Jaira Michele Silva, Sabrina Oliveira, Micaelle Santos, Gabriel Pereira, Maria Luiza Silva e Juliano Oliveira.